A Diocese de Santo André, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, promoverá no dia 3 de junho (quinta-feira), durante a Solenidade Corpus Christi, uma iniciativa chamada “Tapete Solidário”, que consistirá na arrecadação de alimentos, roupas, cobertores e fraldas para as famílias carentes das sete cidades do Grande ABC. Para realizar esse gesto concreto de generosidade.
O vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, faz um convite a todas as pessoas de bom coração a participarem dessa ação em sintonia com a tradicional montagem dos tapetes neste período e com a Igreja no Brasil, que realiza a segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.
“Nós estamos vivendo esse período tão dramático da pandemia e apesar de já estar há muito tempo nossa convivência com essa situação, ainda não terminamos de atravessar esse momento difícil. E é por isso que gestos e atitudes de solidariedade se fazem mais importantes do que nunca”, salienta.
Eucaristia, o sinal de unidade dos cristãos
Pe. Ryan afirma que certamente a inspiração para essa boa ação é o sinal mais eloquente da nossa unidade enquanto cristãos, que é a Eucaristia. “Jesus quer nos fazer comungar do seu corpo e sangue. Faz de nós um só corpo e um só espírito e nos envia em missão, nos mostra que a Eucaristia é a partilha, é dom da vida. E pensando a partir desta grande celebração do Corpus Christi que iremos viver no dia 3 de junho, o Vicariato (Episcopal para a Caridade Social) quer fazer esse apelo a todos. Para as comunidades e paróquias que façam também o tapete solidário”, conclama.
Como participar do Tapete Solidário?
O tapete solidário será realizado conforme a realidade e a sensibilidade de cada comunidade paroquial. A proposta é que cada pessoa no dia da Solenidade de Corpus Christi, doe alimentos, cobertores, roupas de frio, fraldas tanto infantis, quanto geriátricas, para atender as famílias mais carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social nas comunidades.
Objetivo da iniciativa
O Vicariato Episcopal para a Caridade Social expressa a coletividade de todas as pastorais sociais e caritativas da Diocese de Santo André. Por isso, o primeiro objetivo é sempre atender a realidade local de cada paróquia, principalmente atuar na redistribuição do excedente arrecadado para as regiões mais carentes de toda a diocese.
“Quero contar com a sua generosidade, com a sua solidariedade neste momento tão importante que estamos vivendo. E que essa celebração de Corpus Christi, olhando a Eucaristia, faça de nós também pessoas mais eucarísticas, pessoas que se doam como Jesus se doou, que amem como Jesus ama”, reflete Pe. Ryan.