Para o cristão, o Matrimônio é um sacramento de missão. É por vocação que se assume a aliança conjugal para viver a missão de constituir família, formar um lar, gerar filhos e se realizar como pessoa, testemunhando pela união conjugal o mistério da comunhão trinitária.
A pastoral dos Noivos é formada por casais que se dedicam a orientar e passar informações teológicas e doutrinárias, procurando acolher as vivências de cada um e as preocupações dos jovens que se preparam para o casamento.
A Pastoral dos noivos tem como objetivos:
– Proporcionar uma reflexão madura e séria a respeito do compromisso que os noivos vão assumir.
– Criar laços de amizades entre os casais.
– Despertar para a vida de comunidade.
– Ajudar a detectar os problemas que prejudicam e até acabam com o casamento, estudando as possíveis soluções.
– Despertar o espírito de fraternidade, solidariedade, fé, sentido da vida e o valor da oração.
– Pensar com os noivos no tipo de família que desejam formar, nos filhos que virão, na sua educação, nos exemplos lhes darão.
– Deixar claro a necessidade do diálogo, da compreensão, da fidelidade, do perdão, da doação, na vida da família.
Ajudar a perceber a necessidade de a família ser aberta, inserida na comunidade, na sociedade e no mundo.
Perceber, olhando para o tempo de vida matrimonial dos casais da equipe, que é possível a indissolubilidade do casamento.
– Mostrar que a Igreja se preocupa e deseja a felicidade de todos.
Para atingir estes objetivos, foi adotado o método de “incentivo à participação ativa”, onde através de encontros reflete-se sobre os itens acima, além de se ter momentos de oração, trabalhos em grupos, abertura de painéis, esclarecimentos e complementações, cafezinhos e almoços bem alegres com brincadeiras para descanso e descontração, cânticos e conversa a dois.