Suscitar as vocações sacerdotais em nossa diocese nos mantém firmes na caminhada com a chegada sempre de novos pastores, conhecer todo o processo de discernimento e estudo ajuda não só jovem, mas também cada diocesano e diocesana a auxiliar no processo vocacional de nossa igreja particular.
Pensando nisso, Dom Pedro Carlos Cipollini lança o blog dos seminários, com o intuito de divulgar quem são os nossos seminaristas, os presbíteros que acompanham todo o processo vocacional e que possamos também acompanhar as atividades de nossas casas de formação.
O Seminário é uma instituição da Igreja, onde o jovem que já tem um certo desejo discerniu sobre sua vocação em ser padre irá com outros jovens conhecer mais profundamente a Vocação Sacerdotal.
Estes jovens têm a sua caminhada de formação acompanhada pelos reitores dos seminários e diretores espirituais, sob a orientação do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
Temos três casas de formação que fazem parte da caminhada vocacional, sendo elas:
- Casa de Formação do Propedêutico: sob a reitoria do Cleidson Pedroso Souza, esta casa fica na Paróquia Santa Maria Goretti (Região Pastoral Santo André Utinga), é o primeiro passo para todos os jovens que desejam ingressar nos estudos para se tornarem um sacerdote de Jesus Cristo. Permanecem por um ano, vivenciando o desligar-se da família e já participando da vida dentro da comunidade religiosa.
- Casa de Formação de Filosofia: localizada em Diadema, Pe. Hamilton Gomes do Nascimento é o reitor da casa e recebe os jovens do Propedêutico, iniciando os três anos de estudo em Filosofia.
- Casa de Formação de Teologia: acompanhados pelo reitor Padre Rudnei Sertório, estes jovens voltam para Santo André, mas na região pastoral leste, entrando na faculdade de Teologia, realizando os quatros anos de estudo.
É sempre uma alegria quando as paróquias da diocese recebe para o ano pastoral um seminarista, acompanhar a caminhada e poder fazer parte da história desses jovens é uma dádiva de Deus, e por isso convidamos cada um de vocês a acompanhar essa trajetória acessando o Blog dos Seminários, clique aqui e veja como está lindo o site.