Tradicionalmente realizada na Quinta-feira Santa pela manhã, a celebração da Missa Crismal, também conhecida como a Missa dos Santos Óleos, consiste em dois pontos fundamentais: a Bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte do clero diante do Bispo.
A missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, contou com a presença do bispo emérito Dom Nelson Westrupp, dos padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e do povo de Deus da Diocese de Santo André.
Com a igreja cheia e a emoção dos fiéis estampadas em seus rostos, a missa foi realizada na ‘Igreja Rosa’ – matriz de Santo André – de forma presencial, após dois anos consecutivos sem a presença dos fiéis, devido à pandemia da Covid-19.
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, iniciou a celebração dizendo sobre a importância deste dia, tendo em vista a dimensão sacramental, devido a Consagração dos Óleos que são utilizados nos Sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos enfermos e Ordem.
Durante a homilia, Dom Pedro relembrou que Jesus vem como o bom samaritano e derrama o Óleo sobre nossas feridas, nos ensinando a reconstrução e restauração da vida em nossa sociedade, que tem como dever dinamizar a vida de nossa Igreja e comunidade como Jesus, impulsionados pelo Espírito. “Deus conta com cada um para esta tarefa, em especial, seus sacerdotes. O que impulsiona é o amor de Deus”, explica Dom Pedro.
“Meus irmãos, a primeira leitura recorda essa aliança de amor com os sacerdotes. ‘Eu vos recompensarei, farei uma aliança perfeita’. Não se esqueçam, meus queridos presbíteros, Jesus é o bom pastor do rebanho.” ‘O espírito está sobre mim para proclamar a boa nova e anunciar a salvação’. “Somos ungidos pelo Espírito Santo”, diz o bispo de Santo André.
Dom Pedro se dirige aos presbíteros e pede: “Meus queridos sacerdotes celebrem a eucaristia para o povo. Celebrem também com fervor a oitava da Páscoa. Caríssimos, vocês são a honra e coroa de nossa igreja, que pede a cada um de vocês: voltem ao primeiro amor. Todos os carismas estão em função do serviço, mas assim está o carisma de pastores e mestres. Agradeço nosso clero pelo trabalho e generosidade na pandemia, com muito sacrifício por parte de todos, muitas vezes pondo em risco a própria vida. Deus seja louvado por este testemunho de fidelidade”, diz Dom Pedro. (clique aqui e leia a homilia completa)
Em seguida, os padres presentes fizeram a renovação de suas promessas e foram apresentados ao Bispo Diocesano os Santos Óleos do Crisma, Enfermos e Batismo.
Seguindo o rito dessa celebração, Dom Pedro cercado dos sacerdotes, abençoa os Óleos dos Catecúmenos, utilizados no Sacramento do Batismo; dos Enfermos, utilizados no Sacramento da Unção dos Enfermos; consagra também os Óleos do Crisma, utilizados nos sacramentos da Crisma, do Batismo e da Ordem, bem como na consagração de altares e igrejas. Esses Óleos recebem durante a consagração a mistura do bálsamo, o que lhe confere um cheiro agradável, pois o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”, e o sopro do bispo, como sinal do Espírito Santo.
Ao final da celebração, Dom Pedro empossou Padre Everton Gonçalves como Vigário Episcopal para a Pastoral (clique e leia a matéria completa) e agradeceu a presença dos padres, diáconos, seminaristas e fiéis presentes: “Desejo uma feliz santa Páscoa, repleta de esperança”.
Sobre os Santos Óleos
Para que todos tenham uma compreensão bem clara, preparamos um resumo com o significado de cada óleo.
Óleo do Crisma
Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.
Óleo dos Catecúmenos
Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.
Óleo dos Enfermos
É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.