A reunião do clero é essencial para organizar a vida pastoral e presbiteral da nossa diocese. Participam todos os padres, religiosos e diocesanos, e também os diáconos.
A reunião do dia 8 de setembro, quinta-feira, foi conversado sobre o andamento das reuniões dos Conselhos Regionais Pastorais (CRPs), que estão acontecendo para revisar e dar ênfase no 8º Plano Diocesano de Pastoral, e assim preparar a Assembleia dos CRPs, que acontecerá no dia 26 de novembro na Matriz Santo André.
Também foi mencionado sobre o calendário de 2023, sempre pensando na dimensão pastoral, além do cronograma os presbíteros tiveram um momento formativo sobre o 6º Livro do Código de Direito Canônico.
Destaca-se um ponto na manhã de quinta, que é dimensão presbiteral, pois aconteceu a eleição dos novos membros da Pastoral Presbiteral e do Caixa Comum do Clero, pois estas funções são eletivas e vencerão nos próximos dias. Esta pastoral é muito importante para cuidar da vida, da comunhão e da fraternidade entres os presbíteros que formam uma família, e como toda família precisa de cuidados e atenção.
A manhã finalizou com o retorno do almoço, que devido a pandemia não estava acontecendo, o que foi de grande alegria para a equipe sempre presente nos preparos das refeições da reunião do clero, essa equipe que foi formada ainda no tempo de Dom Claudio Hummes e vem servindo até hoje, são conhecidos pelo nome de Equipe do Almoço da Reunião do Clero.