O mês de Agosto, dedicado às vocações, celebrou no último final de semana a vocação dos leigos, e dentre eles, a figura do Catequista é destacada.
Tradição em nossa diocese, o Tríduo Catequético acontece exatamente nesse final de semana, sendo uma forma de unir todos os catequistas de todas as modalidades em três dias de unidade, e depois da separação por conta da pandemia, os catequistas se reuniram de forma presencial.
O primeiro dia do tríduo, 26 de agosto, iniciou com um Rosário Luminoso na Catedral Nossa Senhora do Carmo, onde todos os catequistas se reuniram para rezar, cantar, agradecer e oferecer sua vocação. Cada mistério foi rezado pelos participantes de cada uma das regiões, pouco a pouco, cada vela foi acesa no círio pascal, e logo a igreja ficou toda iluminada, o sentimento ao final era de alegria e emoção.
No sábado, 27 de agosto, aconteceu de forma regional, onde cada região pastoral concentrou e organizou os catequistas das paróquias, refletindo a palavra, falando sobre temas relevantes e pertinentes ao ano, confraternizando e continuando dando graças pela catequese.
No último dia, domingo, foi reservado para o encontro paroquial, e junto da comunidade receberam as bênçãos dos sacerdotes, e o incentivo da comunidade para que se mantenham firmes na missão, sendo enviados para evangelizar.
São três dias de muita oração, agradecimento e fortalecimento da Catequese Diocesana.