PROCISSÃO DOS CARROCEIROS 2022 SAIRÁ DO BAETA NEVES!
A tradicional Procissão dos Carroceiros de São Bernardo do Campo sairá este ano de nossa Paróquia de São José. Esta é a terceira vez que a procissão sairá de nossa comunidade (as outras foram em 1983 e 1994).
A Procissão dos Carroceiros é uma manifestação religiosa, realizada anualmente no primeiro final de semana do mês de setembro. São Bernardo do Campo, cidade que sedia a festa religiosa, está no caminho entre o planalto e o litoral, sendo, no passado, um local de parada de tropas, carroças e carroceiros, cavaleiros e caminhantes, para descanso e, mesmo, para pedir ou agradecer a proteção de Nossa Senhora da Boa Viagem ao longo do então tortuoso caminho do mar. Até a construção da Via Anchieta, a rua Marechal Deodoro era parte do Caminho do Mar, chamada de Estrada Geral de Santos, onde em 1814 foi edificada a Capela da Boa Viagem.
No 2º Livro de Tombo da Igreja Matriz, página 54, aparece em 1919, pela primeira vez, o registro da realização da Procissão dos Carroceiros: “Movimento do anno de 1919: Neste anno realisarão – se as Festas da Nossa Padroeira Maria S.S. da Conceição, de S. José, de Santo Antonio, do Divino Espírito Santo, de S. Roque, do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora da Boa Viagem, nova Festa há pouco tempo promovida pelos numerosos carroceiros desta Parochia”. Os moradores dos mais diferentes pontos da cidade, que tinham nas carroças seu meio de transporte, se reuniam para participar de forma organizada dos festejos em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem. E essa participação acontecia com uma procissão no sábado antecedente à festa.
As carroças enfeitadas, chegavam em procissão e percorriam as ruas centrais da cidade em direção à Praça da Matriz, acompanhando o carro de boi que conduzia o pau do mastro. Seguindo o carro de boi e os carroceiros, grupo de crianças carregava a Bandeira que trazia a figura estampada de Nossa Senhora. Os carroceiros traziam as oferendas para as festas, isto é, várias prendas, como animais, aves, lenha, tijolos, batatas etc., a serem vendidas e leiloadas na festa em prol da Igreja. A procissão tornou-se o ponto marcante das festas anuais em louvor à padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem.
No início dos anos 50 a Procissão começou a sentir os efeitos das transformações que se avizinhavam e enfraqueceu. José Marotti, que há muitos anos participava da Procissão, reuniu-se com outros antigos participantes e, juntos, conseguiram revigorá-la. Para tanto, introduziu na Procissão a ala das bicicletas, que existiam em grande quantidade na cidade, pois, assim como as carroças, eram muito utilizadas pela população. A partir dos anos 1960, o evento quase caiu em esquecimento, a Procissão foi oficializada pela Prefeitura em 1976 e ganhou nova força em 1980, quando mais de 100 carroceiros e 40 cavaleiros participaram do desfile. Em 1984, o evento passou também a fazer parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Este ano a Procissão sairá da Paróquia São José – Praça São José, 243 – Baeta Neves- no dia 04 de setembro.
TRAJETO – Em decorrência do cortejo, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas informa que algumas vias serão interditadas temporariamente. Veja os horários:
Das 9h às 12h: Praça São José; Rua Giacinto Tognato; Avenida Getúlio Vargas; Avenida Pereira Barreto; Paço Municipal; Rua Jurubatuba; Rua Tenente Sales
Das 10h ás 14h: Rua Padre Lustosa (entre Avenida Brigadeiro Faria Lima e Rua João Pessoa); Rua Branco (entre Avenida Brigadeiro Faria Lima e Rua João Pessoa); Rua Doutor Fláquer (entre Avenida Brigadeiro Faria Lima e Rua João Pessoa).
A Rua Marechal Deodoro (trecho entre a Rua Municipal e a Rua Rio Branco) ficará interditada a partir das 22h deste sábado (3/9) até às 14h de domingo (4/9).
Fotos: Centro de Memória de São Bernardo do Campo
Texto: Seção de Pesquisa e Documentação – PMSBC