O que é?
São pessoas chamadas a servir a comunidade cristã ajudando a Igreja a cumprir seu papel missionário de evangelizar. O ministério extraordinário é conferido pela Igreja por meio do Bispo Diocesano, através de um rito litúrgico chamado “instituição”.
O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESAC), penetrado de intenso amor e zelo ao Santíssimo Sacramento do corpo, sangue, alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, dispõem-se, com piedade, perseverança, sacrifício e generosidade, a levar o Cristo eucarístico a todos os irmãos na fé, especialmente aos mais necessitados.
A palavra “ministério” vem do latim e significa “serviço”. Ela é a tradução de uma palavra grega, “diakonia”, que aparece muitas vezes no Novo Testamento. O próprio Jesus se apresentou como servo de Deus. Paulo se considera servo de Cristo. Todo cristão é chamado a servir: “Todos vós, conforme o dom que recebeu de Deus, consagrai-vos ao serviço uns dos outros, como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus” (1Pd 4,10)
O verdadeiro espírito do Ministro é o de encarnar o que Jesus sempre fez em seu ministério terreno, que foi “não ser servido, mas servir”
A expressão “ministro extraordinário” é para indicar que os ministros ordinários da Eucaristia são o Padre e o Bispo. Os leigos auxiliam os padres na distribuição da comunhão para os fiéis, sejam nas celebrações, como também na comunhão para os enfermos e idosos nas casas.
Aliás, a primeira e fundamental função do ministro extraordinário da comunhão é levar a Eucaristia para aqueles que se encontram impossibilitados de participar fisicamente da comunidade, seja por motivo de saúde ou idade. Levar a comunhão para estes irmãos e irmãs é uma forma bonita de mostrar que eles são parte da comunidade e Jesus os continua alimentando com sua Palavra e o seu Pão. Importante também destacar que o Ministro Extraordinário da Comunhão está a serviço da unidade na comunidade. Estando a serviço da Eucaristia, ele tem a importante missão de testemunhar que o amor do Cristo nos une e, por isso, devemos crescer na fraternidade e na compaixão. Por isso, o ministro deve revelar a presença de Cristo, tanto na comunhão que entrega, como em seu coração, que deve amar e servir do jeito de Jesus.
Além do Ministro Extraordinário da comunhão ainda temos outroS ministérios Extraordinários:
MEC: Ministro Extraordinário da Comunhão
MECP: Ministro Extraordinário do Culto e da Palavra
MEE: Ministro Extraordinário das Exéquias
MEBE: Ministro Extraordinário da Bênção